Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Notícias

Informe-se com as notícias mais atuais

TREM RIO MINAS: CONHEÇA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A AGUARDADA ATRAÇÃO TURÍSTICA DA REGIÃO

Em dezembro estação de Tres Rios sera inaugurada

TREM RIO MINAS: CONHEÇA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A AGUARDADA ATRAÇÃO TURÍSTICA DA REGIÃO

FONTE: JORNAL ENTRE RIOS, Repotrer:  Zeca Lima
 

O trem turístico Rio-Minas passará por dez municípios e irá retomar a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul-Fluminense. O projeto contém uma malha ferroviária que engloba os municípios de Três Rios, Chiador, Cataguases, Além Paraíba, Volta Grande, Leopoldina, Recreio, Sapucaia, Santo Antônio de Pádua e Palma.

Com capacidade para 800 passageiros, o Trem Turístico Rio-Minas sairá de Três Rios com destino a Cataguases (MG), e vice-versa, em um percurso de 168 km. Ao todo são 15 vagões que foram adquiridos pela ONG Amigos do Trem e que tem o apoio da iniciativa privada (Grupo Mil).

 

O projeto foi idealizado e realizado por Paulo Henrique do Nascimento, que é o fundador da ONG Amigos do Trem. Paulo Henrique faleceu em novembro de 2018, sendo assim, a ONG passou a ser presidida por Cyntia Nascimento.

 

Desde o primeiro momento em que foi apresentado ao projeto, pelo presidente da ONG Amigos do Trem Paulo Henrique, o prefeito Josimar Salles aceitou o desafio e convocou sua equipe de governo para tornar realidade o sonho de um trem turístico em Três Rios. Foram meses de reuniões em Brasília, reuniões com os prefeitos das demais cidades e com os representantes da ONG, até que o projeto pudesse ser apresentado à iniciativa privada, que abraçou a causa.

 

O trem conta o investimento do empresário  Josemo Corrêa de Mello, presidente do Grupo Mil, grande entusiasta da iniciativa e parceiro importante para a concretização do sonho que por anos foi planejado e agora possui a credibilidade nesse avanço para o turismo da região, gerando por parte das prefeituras toda uma movimentação em torno de diversas atrações turísticas que poderão ser exploradas e fomentadas a partir da implantação do trem turístico. O empresário trirriense fez questão de incluir a marca do Bramil e de suas demais empresas nas duas locomotivas e ficou emocionado ao conhecer o projeto de perto.

 

Segundo o prefeito de Três Rios, o Trem Turístico Rio-Minas vai transformar a realidade do turismo em Três Rios e região, resgatando a tradição ferroviária e fortalecendo a economia. "Estamos realizando uma importante obra para recuperar o leito da ferrovia para a passagem do Trem Rio-Minas. O projeto vai atrair cerca de 800 turistas, por semana. São pessoas de todas as partes do Brasil e até do exterior, que virão conhecer nossa cidade e região, aquecendo o comércio e os setores hoteleiros e gastronômicos".

 

Segundo o Ministério do Turismo, outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados e vão fortalecer a atividade turística nos municípios envolvidos e no seu entorno.

 

Além da imprensa local, o assunto ganhou as páginas dos jornais de grande circulação no país.

 O roteiro inicialmente programado vem movimentando os municípios envolvidos, e com isso, animando ainda mais os investidores do projeto que resgata um meio de transporte que no Brasil, até então é voltado, em sua maioria, para o setor de cargas.

O trajeto da composição com dois trens compreende Cataguases/MG a Três Rios/RJ, com uma população em torno de 280 mil habitantes diretamente atingida pelo projeto, chegando a 12,5 milhões de habitantes da Zona da Mata mineira e da região Centro-Sul fluminense.

Os passageiros podem fazer o trajeto de ida e volta ou, se quiserem, retornar para o destino de origem, trocando de vagão na metade do caminho. Os valores das passagens ainda não foram divulgados. O projeto também pode mudar antes ou depois da primeira viagem oficial, tudo depende das liberações Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.

No roteiro, diversos lugares interessantes irão garantir uma viagem inesquecível para os turistas da região e até mesmo de outros estados do Brasil e de outros países. Cachoeiras, museus, locais históricos, fazendas importantes, igrejas, restaurantes e outros passeios que prometem impulsionar o turismo e a economia, associando outras atividades ao crescimento.

fonte: JORNAL ENTRE RIOS, Reporter:  Zeca Lima

 


Fale com seus clientes!

Fale com seus clientes de forma que eles te ouçam. Anuncie conosco!

TOP
Ouvir Rádio